Cuidados com as Crianças no Calor

por | 18 nov, 2023 | INSTITUCIONAL | 0 Comentários

Categorias

Temos enfrentado nos últimos dias uma das maiores ondas de calor em São Paulo. Essa foi a oitava de 2023 e não deve ser a última.

Os meteorologistas preveem que as temperaturas máximas vão ficar acima da média até o início no próximo ano.

O fenômeno El Niño costuma ser associado com essas ocorrências de ondas de calor. Mas o aquecimento global também resulta em mudanças climáticas relevantes.

Seja como for, a influência do El Niño só deve passar em junho do ano que vem. Então prepare-se para continuar enfrentando o calorão que ainda vem por aí.

Para cuidar dos pequenos, aqui vão algumas dicas.

Confira aqui as indicações dos Cuidados com as Crianças no Calor.

Proteção Solar

Todos, mas especialmente as crianças, devem tentar evitar a exposição solar na faixa horária das 10 às 16h, horário em que os raios solares atingem mais intensidade.

As crianças devem usar protetores solares infantis (que geralmente fornecem proteção de amplo espectro contra os raios UVA e UVB, mas com menos produtos químicos potencialmente irritantes e alergênicos), a partir dos 6 meses de idade.

O FPS deve ser idealmente superior a 30, em composições e texturas que sejam mais adequadas a cada faixa etária (físico, químico, creme, spray, aerossol, etc). Saiba mais sobre as opções nesse link.

Prefira pelas formulações à prova d’água e procure aplicar o protetor em casa (antes de chegar ao local de exposição solar), já que em geral a proteção efetiva ocorre 20 minutos após a aplicação.

O protetor deve ser reaplicado a cada duas horas, ou após sair da água (ou banho de imersão).

Além do protetor solar, as crianças devem também ser protegidas com chapéu de abas. Roupinhas com proteção UV também são boas opções, mesmo na piscina.

As maiorzinhas também podem utilizar óculos de sol infantil com proteção UV.

Prefira optar por roupas leves, de fibras naturais (algodão e linho), que não retenham muito calor no dia-a-dia.

E opte por locais com sombra, frescos e arejados ou então climatizados, sempre que possível.

Hidratação

As crianças, sobretudo as menores, demoram a sentir ou manifestar sede. Por isso é importante que os pais se lembrem de oferecer água a elas de forma regular e recorrente.

Segundo recomendações médicas, veja qual a indicação de volume de água que as crianças devem consumir por faixa etária.

  • De 7 meses a 1 ano – 800 ml (mas o leite materno entra nessa conta)
  • De 1 a 3 anos – 1,3 litro
  • De 3 aos 8 anos – 1,7l litro
  • Acima de 8 anos – 2 litros

A hidratação além da água, vem também de sucos de frutas naturais (sem adição de açúcar), e outros alimentos ricos em água como verduras, frutas e legumes.

Procure também oferecer refeições leves aos pequenos, pouco condimentadas. Como é normal que comam menos no calor, procure aumentar a frequência com que os alimentos são oferecidos ao longo do dia.

Cuidados com a Saúde

Caso a criança apresente algum problema de saúde pré-existente (especialmente cardiovascular ou respiratório), consulte seu pediatra para verificar se é necessário algum cuidado adicional no calor.

Se a criança (ou mesmo os adultos) apresentarem sintomas como transpiração excessiva, náuseas, dor de cabeça, tontura, temperatura elevada, pele quente e seca e diarreia, deve procurar atendimento médico. Pois pode ser sinal de insolação.

Conclusão dos Cuidados com as Crianças no Calor

Agora que já conhece os principais cuidados com as crianças no calor, não deixe de aproveitar a estrutura do Clube para se refrescar nesses dias tórridos.

Tomados os devidos cuidados, curtir as piscinas no calor com os pequenos é uma das maiores e melhores diversões para toda a família!

Venha desfrutar do nosso Parque Aquático!

E como atividade física, que tal optar por uma capaz de gastar até 600 calorias, sem derramar uma gota de suor? Opte por aulas de Natação (tanto para crianças quanto para adultos).

Aulas disponíveis para Associados e Não Associados. Mas sempre com aquela condição especial para Associados. Associe-se!

Aproveite o melhor do Calor no TCP!

Aula de Natação Infantil
Aula de Natação
Guia Esportivo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de ler

Novo App TCP para Celulares, Tablets ou Computadores

Novo App TCP para Celulares, Tablets ou Computadores

Os Associados contam agora com mais uma forma extremamente prática e conveniente para acessar informações importantes do Clube: o App TCP para Celular, que também pode ser acessado por Tablets, Desktops ou Notebooks. O App é de uso exclusivo do Associado e pode ser...

Resort no coração de São Paulo, com Bônus

Resort no coração de São Paulo, com Bônus

De acordo com o SBClass (Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem), o conceito oficial de um Resort é de um "hotel com infraestrutura de lazer e entretenimento, que disponha de estética, atividades físicas, recreação e convívio com a natureza no...