Nesse mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, nada melhor do que falar sobre um Torneio dedicado a elas: o 1º Torneio de Futsal Feminino do TCP, que vai acontecer no dia 10 de março, das 11h às 18h no Ginásio Poliesportivo.
Serão 6 equipes participantes do Torneio, sendo uma do Clube e as demais de outros grupos femininos (conheça os times abaixo).
As inscrições já estão encerradas, mas você pode prestigiar assistindo e torcendo pelas meninas. Quem sabe você não se anima para participar do próximo Torneio?
Agora antes de falarmos sobre o Torneio, saiba um pouco mais sobre a trajetória do Futebol Feminino no Brasil. Isso fará você valorizar ainda mais o esforço e resiliência das nossas valorosas meninas!
Um pouquinho de História
Você sabia que admiravelmente, o futebol feminino é uma conquista recente? No Brasil há registros de partidas entre mulheres a partir dos anos 20. E na década de 40 houve até jogos femininos no Estádio do Pacaembu, que suscitaram protestos da opinião pública e autoridades da época.
Aí, em 1941 o Presidente Getúlio Vargas (pasme) criou um Decreto-Lei proibindo as mulheres da “prática de desportos incompatíveis com as condições de sua natureza“, que incluia não só o futebol, mas também outros esportes considerados “não-femininos”. Esse decreto só foi revogado em 1979, ou seja, há apenas 45 anos atrás! Claro que as mulheres continuaram praticando a modalidade nesse período, mas de forma “clandestina”.
Considerando esse curto espaço de tempo, o futebol feminino evoluiu muito e rapidamente. Ganhou visibilidade graças às conquistas da seleção brasileira e também às Copas do Mundo Femininas, a tal ponto que, segundo uma pesquisa recente do Instituto Ibope Repukon, o interesse pelo futebol feminino cresceu 34% de 2018 para 2023, incluindo tanto o público feminino quanto o masculino.
E para quem pensa que o futebol de campo e o de salão são muito diferentes, saiba que o segundo costuma ser o celeiro para a formação de atletas para o primeiro. Só pra dar um exemplo, da seleção brasileira: Bárbara, Lelê e Camila (goleiras); Rafaelle, Mônica e Kathellen (zagueiras), Tamires e Bruninha (laterais) e Geyse, Debinha e Marta (atacantes), têm em comum o fato de terem migrado do Futsal para o Futebol de campo.
E as conquistas do Futsal Feminino também são admiráveis: a Copa Libertadores de Futsal feminino é realizada desde 2013, com oito títulos brasileiros em oito edições. Admirável, não?
Como será o 1º Torneio de Futsal Feminino do TCP
Como foi dito acima, serão 6 equipes. Haverá duas chaves de 3 times: primeiro todas contra todas de cada chave para gerar as semifinalistas, na sequência, a disputa de terceiro e quarto colocados e depois a final.
Haverá troféu para a equipe vencedora e medalhas para o segundo lugar. Além de troféus para a artilheira e goleira menos vazada, mas todas ainda receberão brindes e participarão de sorteios de prêmios.
O grande objetivo do Torneio é mostrar que a modalidade é acessível a todas as idades e perfis, excelente do ponto de vista de atividade física, além de ser muito divertida!
Também é uma ótima forma de criar novas amizades e promover a integração entre as Associadas e seus familiares inclusive (não é incomum alguns rachões femininos com a eventual participação de maridos, pais ou filhos para complementar os times).
Olha como a equipe de Futsal Feminino do TCP também se reúne e diverte fora das quadras.
Equipe do Futsal Feminino em uma Festa do Clube.
Equipe do Futsal Feminino na Confraternização de Final do Ano.
Conheça as Equipes do Torneio
Para provar que o Futsal é para todas, saiba um poquinho mais sobre a formação das demais equipes que irão participar do Torneio.
Equipe Capivara
Montada por um time de amigas da Academia Ecofit.
Equipe Meia Boca Juniors
Formada por ex-alunas do curso de Arquitetura do Mackenzie, que jogavam pela Faculdade.
Equipe Ohana Fut das Parças
Também conhecida como Ohana FDP é um coletivo de esportes que inclui também as modalidades de Futebol Society, Vôlei de Areia e Futvôlei, formado por amigas de adolescência.
Equipe Futebas
Começaram como um grupo de futebol da igreja, que foi crescendo e arregimentando mais amigas.
Equipe Kansei Fut Aliança
Também formada por um grupo de meninas que gostavam de jogar bola, e que foi crescendo e se organizando.
Prestigie o 1º Torneio de Futsal Feminino do TCP. E treine também!
Venha torcer pelas meninas do 1º Torneio de Futsal Feminino do TCP. Quem sabe você não se anima também para começar a praticar o esporte?
Uma ótima opção para um primeiro contato com a modalidade, são as aulas de Treinamento Funcional voltado para o Futsal Feminino. As aulas acontecem às quartas na quadra poliesportiva das 19h as 20h.
Há também aulas de Futsal misto em níveis de Iniciação e Competitivo para o público Infanto-Juvenil. Consulte o Guia Esportivo.
Já os rachões acontecem às quartas, das 20h às 21h e aos Domingos, das 11h às 13h, abertos à todas as idades e com acesso gratuito para Associadas.
Como sempre, as aulas são abertas a Associados e Não Associados, com condições especiais para Associados. Associe-se!
Para informações, inscrições nas aulas ou então agendamento de aula experimental, entre em contato com o DGE.
Por fim, participe ou incentive a participação das meninas ou mulheres no Futsal, ou em qualquer outro esporte em que elas demonstrem interesse. O Esporte faz bem para o corpo e a mente, contribui para integrar as pessoas e conviver com a diversidade e é para todos, independente de gênero, etnia ou condição social. Viva!
Parabéns pela iniciativa! Estaremos juntos!