Fazer Exercícios no Frio – Cuidados e Vantagens

por | 30 jun, 2023 | ESPORTES | 0 Comentários

Categorias

Com as baixas temperaturas que tivemos mesmo antes do Inverno, fazer Exercícios no Frio pode não ser muito convidativo, não é mesmo?

Mas saiba que esse é o clima ideal para aumentar o seu rendimento. Veja porquê.

Vantagens de Fazer Exercícios no Frio

A queima calórica é maior!

Se um dos seus objetivos é emagrecer, aqui vai uma boa notícia: fazer exercícios no frio queima mais calorias!

Isso porque no frio, o nosso corpo já acelera naturalmente o metabolismo, apenas para manter a temperatura corporal.

Ou seja, ele naturalmente já consome mais calorias nesse esforço de termogênese. Não é à toa que as pessoas costumam sentir mais fome nesse período. É a forma que o organismo tem de ativar a reposição das calorias gastas.

Então, aliar essa predisposição natural à prática de atividades físicas, reforça potencialmente a perda calórica.

Melhora o Rendimento Físico

No calor, a desidratação (pela transpiração) e o superaquecimento, podem comprometer o desempenho esportivo, provocando cansaço ou desgaste mais rápido.

No frio é mais agradável treinar, então sobra mais energia para intensificar o treino.

Melhora da Qualidade do Sono

Já é naturalmente mais fácil dormir no frio. Mas a temperatura mais baixa, aliada à prática regular de exercícios, melhora consideravelmente a qualidade do sono e o nível de alerta durante o dia.

Isso impacta também numa melhora geral na qualidade de vida (mais produtividade no trabalho ou estudo e mais disposição com a família).

Fortalecimento da Imunidade

Segundo um estudo da Universidade de Essex no Reino Unido, a prática de exercícios ao ar livre, no frio, fortalece o sistema imunológico, entre outros benefícios físicos e mentais.

E habituar o corpo a temperaturas mais baixas (com comedimento) faz com que fique menos sensível a doenças comuns como resfriados e alergias respiratórias (rinites).

Estimula a Circulação Sanguínea

Fazer exercícios no frio faz com que o coração precise bombear o sangue mais rapidamente para aquecer todo o corpo.

O aumento da circulação sanguínea ajuda a reduzir a pressão arterial e a limpar as artérias, prevenindo doenças cardiovasculares.

Cuidados ao Fazer Exercícios no Frio

Agora que já sabe as vantagens de se exercitar no frio, conheça também alguns cuidados específicos da estação para prevenir lesões.

Capriche no Aquecimento

Especialmente no clima mais frio é preciso dar mais atenção ao aquecimento e alongamento antes de iniciar a atividade física.

No frio a musculatura fica mais contraída e é comum haver mais rigidez nas articulações. Então, especialmente para quem já tem histórico de lesões, é imprescindível não pular essa etapa.

O ideal é reservar 20 minutos de aquecimento/alongamento antes de iniciar a atividade esportiva.

Use roupas adequadas

Principalmente no início dos treinos, procure se proteger do frio com agasalhos ou jaquetas corta vento que possam ser tirados depois, uma vez que o corpo já tenha aquecido. E recolocados quando voltar a sentir frio.

É bom também levar uma troca de roupa adicional, caso a sua esteja muito molhada de suor. No frio a roupa molhada resfria rapidamente e deve ser trocada.

Se for o caso, proteja também as extremidades, usando gorros, luvas ou meias mais encorpadas.

Não esqueça de beber água!

Até porque suamos menos e sentimos menos calor, podemos acabar esquecendo de nos hidratar adequadamente antes, durante e depois do treino.

Mantenha seus cuidados de hidratação, não espere sentir sede.

E observe a sua urina como parâmetro de hidratação: uma diurese mais escura e concentrada indica um deficit de hidratação que precisa ser corrigido.

Use hidratante e protetor solar

Menos no tempo mais frio ou nublado, há ainda a incidência de radiação solar, então não dá pra abrir mão do filtro solar no rosto e nas regiões expostas do corpo.

A pele também costuma ressecar no frio. Então é importante compensar com o uso de hidratantes mais densos. Protetores labiais hidratantes também são muito recomendados.

Não Exagere na Alimentação

Como comentamos acima a fome aumenta no Inverno. Mas se você quer aproveitar para emagrecer, não aumente também a sua ingestão de calorias ok?

Veja abaixo algumas dicas de alimentação nutritiva no inverno.

  • Invista em legumes cozidos, caldos e sopas, e se possível, inclua cúrcuma ou açafrão, que são alimentos termogênicos (ajudam a elevar a temperatura corporal)
  • Opte por frutas que podem ser aquecidas (como banana, abacaxi ou maçã com canela).
  • Aumente o consumo de proteínas como carnes, aves, peixes e ovos principalmente
  • Intercale com a ingestão de bebibas quentes como chás, cafés, chimarrão e chocolate quente “magro” (leite menos gorduroso, chocolate com mais teor de cacau)
Chá de Maçã com Canela

Conclusão – Fazer Exercícios no Frio é muito bom para a Saúde!

E ter acesso à opções do TCP é melhor ainda!

 

Viu como com poucos cuidados é possível manter uma rotina de exercícios, mesmo no frio? E que, a prática regular de atividades tem vantagens nesse período?

Aqui no TCP você tem como intercalar atividades ao ar livre como o Tênis e o Beach Tennis, por exemplo, com atividades em Quadra coberta como Basquete, Volei ou Futsal, da forma como o tempo ou os seus horários permitirem.

Fora que sendo um Associado, pode ainda usufruir gratuitamente da Academia climatizada de Segunda a Segunda. Ou ainda se inscrever em qualquer uma das mais de 20 Modalidades Esportivas do Clube, com taxas especiais para Associados.

Sem desculpas para interromper o treino no frio, não é mesmo?

Junte-se a nós! Associe-se!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de ler

Plano Total Fit 2024 – Agora Vai!

Plano Total Fit 2024 – Agora Vai!

Se era um incentivo que você precisava para ficar em forma, aqui vai: Plano Total Fit 2024! Agora novas modalidades foram integradas ao Plano e você pode fazer todas elas se quiser! Afinal, o condicionamento físico é uma peça fundamental no quebra-cabeça da saúde e do...

Vamos Jogar Pickleball?

Vamos Jogar Pickleball?

Já conhece o Pickleball? Se ainda não conhece ou conhece pouco, continue lendo esse post para saber como jogar Pickleball, na Quadra Poliesportiva do TCP! O Pickleball é um esporte em ascensão que combina elementos de tênis, badminton e tênis de mesa. O Pickleball é...

1º Torneio de Futsal Feminino do TCP

1º Torneio de Futsal Feminino do TCP

Nesse mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, nada melhor do que falar sobre um Torneio dedicado a elas: o 1º Torneio de Futsal Feminino do TCP, que vai acontecer no dia 10 de março, das 11h às 18h no Ginásio Poliesportivo. Serão 6 equipes participantes...