Melhores Atividades Físicas para Idosos

por | 12 ago, 2023 | ESPORTES | 0 Comentários

Categorias

Nesse artigo vamos falar sobre as Melhores Atividades Físicas para Idosos. Dizem que os 60 são os novos 40. Uma mero segundo tempo da meia idade. E concordamos plenamente com isso!

Com o aumento da expectativa de vida (mundial e no Brasil também), é cada vez mais comum conhecermos famílias com bisavôs, que ainda se mantêm lúcidos e ativos.

Segundo a Divisão de População da ONU, a expectativa de vida da população brasileira em 2023 é de 76,2 anos (superior à média mundial de 73,4 anos). Número que vem subindo paulatinamente e, segundo projeções, deve chegar a 88,2 anos em 2100.

Agora essa expectativa sobe significativamente quando as questões abaixo estão atendidas.

  • Alimentação saudável e equilibrada
  • Prática de Atividade Física
  • Acompanhamento médico e exames preventivos
  • Socialização e bem-estar emocional

Ou seja, a consagrada Qualidade de Vida (nosso lema). Aqui no Clube, podemos contribuir de várias formas, mas hoje vamos nos concentrar nas Atividades Físicas.

Musculação

Sim, engana-se quem pensa que a Musculação é só para jovens em busca da hipertrofia muscular.

Na Musculação para Idosos, o objetivo é evitar a perda da força e da massa muscular já existentes. E até desenvolver muculatura.

A Musculação de uma maneira geral, fortalece os ligamentos, tendões e articulações, o que gera alívio (ou prevenção) de dores articulares ou nas costas, maior controle dos movimentos corporais (mais estabilidade e equilíbrio) e menor rigidez.

São recomendadas 2 a 3 sessões semanais (intercaladas por alguma atividade aeróbica). No TCP você pode solicitar a um Personal Trainer da Academia o desenvolvimento de uma série especial, com pesos e repetições seguros e adequados ao seu perfil e condições físicas.

Hidroginástica

Essa modalidade é um clássico para os idosos e não é para menos. É uma atividade aeróbica de baixo impacto, recomendada para todas as idades, sobretudo os mais experientes.

Entre os benefícios estão a melhora da capacidade cardiorrespiratória, estímulo da circulação sanguínea, melhora da força e flexibilidade, melhora do sono, prevenção da osteoporose e até o combate ao estresse, pela liberação de endorfinas e pela socialização que a atividade favorece.

O TCP tem aulas de Hidroginástica em piscinas aquecidas, com tarifas especiais para os Associados acima de 65 anos.

Natação

E aproveitando que falamos da Hidroginástica, a Natação também é outra modalidade esportiva especialmente indicada para idosos.

Por ser também uma atividade aeróbica, ela apresenta os mesmos benefícios da Hidro, com um algo a mais.

A Natação estimula a melhora do condicionamento físico, já que coração, vasos sanguíneos, músculos e pulmões são os mais exigidos.

Promove também a melhora da coordenação motora, consciência corporal e até a melhora da capacidade cognitiva, já que exige a concentração para a execução de movimentos coordenados.

O TCP tem aulas de Natação em piscinas aquecidas, também com tarifas especiais para os Associados acima de 65 anos.

Pilates

O método Pilates sempre figura entre os “top 5” indicados para idosos.

Isso porque é um método que não tem impacto ou sobrecarga de peso, uma vez que utiliza os princípios da Calistenia (treino que utiliza somente o peso do próprio corpo).

Ele envolve exercícos de esforço moderado em equipamentos ou exercícios de solo, para desenvolver movimentos corporais normais como abaixar, sentar, caminhar, correr, etc.

O Pilates tem exercícios para desenvolvimento dos músculos abdominais, vertebrais e glúteos.

Então desenvolve a consciência corporal, equilíbrio, respiração, força, flexibilidade, diminuição de dores lombares, entre outros.

O TCP possui um Estúdio de Pilates com equipamentos exlclusivos, onde as aulas agendadas são ministradas por fisioterapeutas ou educadores físicos, em grupos de apenas 3 alunos, com duração de 50 minutos.

Pilates
Pilates
Pilates

Dança

A Dança também é outra ótima ativiade aeróbica para Idosos.

Isso porque tem a capacidade de ser uma espécie de “exercício com diversão”. Dançar (movimentar o corpo com ritmo) é gostoso, então você nem percebe que está se exercitando.

Além dos benefícios cardiorrespiratórios das atividades aeróbicas, a Dança exercita a capacidade e a coordenação motora e a capacidade cognitiva para aprender coreografias e refinar os movimentos exigidos.

E também estimula a socialização, tanto nas versões em grupo quanto de salão. Com isso, combate o stress e a depressão. E melhora o humor e a autoestima.

No TCP, as opções de Danças são Ballet Adulto, Dança Flamenca, Dance Mix e Dança de Salão.

Yoga

A maioria das pessoas pensa na Yoga apenas como uma técnica de relaxamento, mas, na verdade, a Yoga é também uma atividade física e que pode até ser considerada vigorosa.

As posições, transições e isometrias, aliadas à respiração ativam vários músculos, semelhantes a exercícios de força, gerando gasto calórico inclusive.

Não é incomum os praticantes saírem suados de uma sessão e no dia seguinte sentirem a musculatura ativada sensível.

Além disso, o TCP ainda disponibiliza a prática da Yoagaterapia, modalidade especialmente voltada para público da Terceira Idade e pessoas que estão em processo de reabilitação, onde fsão realizados ajustes e adaptações pertinentes a esse momento de vida.

Melhores Atividades Físicas para Idosos no TCP

Agora que já conhece as atividades mais indicadas para o público 60+, saiba que no TCP há mais de 20 modalidades esportivas diferentes e nada impede que sejam igualmente praticadas por idosos, desde que não possuam restrição de saúde.

Aliás, principalmente se for uma pessoa sedentária, o ideal é que faça um checkup médico prévio para avaliar se está totalmente liberado para as práticas esportivas.

Se estiver liberado, escolha uma com que sinta mais afinidade, independente das sugestões acima.

Se estiver em dúvida, agende uma aula teste com a equipe do DGE (11) 3252-5241.

Todas as aulas de modalidades esportivas estão disponíveis tanto para Associados quanto não Associados. Mas, sempre com tarifas especiais para Associados. Associe-se! Você verá que o custo x benefício da Associação é bem vantajoso.

O importante é que a atividade física contribua para a sua saúde e o bem-estar, gerando qualidade de vida, em qualquer faixa etária!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de ler

Vamos Jogar Pickleball?

Vamos Jogar Pickleball?

Já conhece o Pickleball? Se ainda não conhece ou conhece pouco, continue lendo esse post para saber como jogar Pickleball, na Quadra Poliesportiva do TCP! O Pickleball é um esporte em ascensão que combina elementos de tênis, badminton e tênis de mesa. O Pickleball é...

1º Torneio de Futsal Feminino do TCP

1º Torneio de Futsal Feminino do TCP

Nesse mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, nada melhor do que falar sobre um Torneio dedicado a elas: o 1º Torneio de Futsal Feminino do TCP, que vai acontecer no dia 10 de março, das 11h às 18h no Ginásio Poliesportivo. Serão 6 equipes participantes...

Participou do Carnabeach? Confira como foi!

Participou do Carnabeach? Confira como foi!

Alerta: se você não participou do 3º Torneio de Beach Tennis do TCP, o CARNABEACH TCP, está prestes a se arrepender! O Torneio aconteceu no dia 24 de fevereiro (um sábado), durou o dia inteiro (foi das 8 às 18h) e foi um sucesso! Nem a chuva foi capaz de arrefecer o...